LAGOA DE JUTURNAÍBA


É uma lagoa natural, localizada entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, sendo que cerca de 70% da lagoa pertence a Silva Jardim. A comunidade de Juturnaíba era chamada pelos selvícolas de NETORANGA-AÍBA, que significa lago medonho ou mal assombrado.
O nome Juturnaíba tem origem Tupi, foi adotado pelos índios Tamoios e permaneceu para sempre, preservando as tradições.
Com aproximadamente 43 quilômetros quadrados de área e profundidade média de seis metros, a Lagoa de Juturnaíba possui pequenas ilhas e acha-se circundada por áreas de mata virgem e de vegetação rasteira, além de pequenas elevações. Em sua em área total, encontramos, também, extensos campos de pastagens de gado bovino, propiciando o estabelecimento de várias fazendas na região.
Lagoa de água doce, com temperatura amena em torno de 16 graus, possui 18 quilômetros de extensão navegável. É uma área de grande atração pesqueira e os amantes dessa atividade podem se deliciar com prazer de fisgar várias espécies cobiçadas, como: tucunaré, robalos, traíras, bagres, piáus, piabanhas, sairus e cascudos. E em suas margens podem-se alugar barcos para a pesca.
Com as iscas no anzol é só separar os temperos e se preparar para comer uma super peixada!!! A Lagoa de Juturnaíba pode oferecer, ainda, muitas oportunidades para a prática de esportes náuticos, além de ter à sua volta simpáticos bares e restaurantes, onde o visitante pode passar um ótimo dia descansando e apreciando a bela natureza à sua volta.
Na década de 1980, a Lagoa foi ampliada com a construção de uma barragem no rio São João. E hoje a Lagoa de Juturnaíba constitui-se em um importante reservatório que abastece os municípios da Região dos Lagos (Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, além do próprio município).



FONTES:
Site: Prefeitura de Silva Jardim

Revista: Município de Silva Jardim, Silva Jardim Tela Viva da Natureza. Edição Única, p.21.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas